Marcelo Rebelo de Sousa condecorou APDP
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/condecoracao_apdp.png?itok=MQrVIAwk)
“A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem tido um papel formativo, pedagógico, mobilizador, representando o que de melhor existe na verdadeira sociedade civil”, acrescentou, na cerimónia que decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa.
O anúncio já tinha sido feito pelo Presidente da República no 90.º aniversário da Associação, a 13 de maio, tendo sido agora, atribuída, “com honra”, a prometida insígnia. Um mérito que, para o presidente da APDP, Luis Gardete Correia, vem reconhecer “o papel já histórico da Associação na promoção da saúde pública, o seu trabalho, a dedicação, a abnegação ao longo de décadas”.
A Associação ocupa o primeiro lugar nos nove centros mundiais de educação terapêutica (International Diabetes Federation Education Center) e está catalogada como clínica de referência para o tratamento de crianças e jovens com diabetes.
No próximo ano estará encarregue da organização da 53.ª reunião europeia da EASD (European Association for the Study of Diabetes), o maior congresso mundial da área científica realizado em Portugal, que vai decorrer em Lisboa entre os dias 11 e 15 de setembro e que reunirá mais de 18 mil participantes.