Jogo combate o isolamento e promove atividade física regular

Medicina Tradicional Chinesa defende benefícios associados a Pokémon Go

A febre do jogo Pokémon Go chegou a Portugal há poucos dias e já conseguiu mudar comportamentos: hoje, milhares e milhares de jovens saem das suas casas e realizam longas caminhadas, sem dar conta dos quilómetros percorridos ou do tempo passado. Mesmo os mais sedentários tornam-se ativos e disponíveis para este tipo de atividade, que a Medicina Tradicional Chinesa defende como essencial para um correto equilíbrio do organismo, devido aos seus inúmeros benefícios, tanto a nível físico como mental.

Ao contrário da tendência para a abolição da tecnologia e respetivos efeitos sociais, Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, reconhece bastantes vantagens na criação do jogo Pokémon Go : "Todos os jogadores procuram superar o máximo de níveis possível, e, para isso, é preciso caminhar bastante. São "obrigados" a sair de casa e a conhecer novos caminhos de forma proactiva. E, mesmo atrás de um dispositivo móvel, começam a participar em fóruns e a ganhar a confiança necessária para interagir com os seus pares ao vivo, combatendo o isolamento. Claro que a falta de atenção, em relação ao que os rodeia, e as longas horas dedicadas ao jogo podem não ser aspetos positivos, mas se o período de distração for limitado e a área a percorrer for segura, não há qualquer problema. Aliás, esta tendência originou uma ação natural e criativa para acabar com o sedentarismo. E, num país com níveis preocupantes de obesidade infantil, todas as ações que promovam o exercício físico, devem ser bem-vindas".- afirma.

A caminhada é uma atividade de baixo impacto, adaptada ao ritmo de cada um e recomendada em qualquer idade. Tem bastantes efeitos positivos ao nível da circulação, no combate à osteoporose, no combate à depressão e na melhoria da auto-estima e saúde mental em geral. De acordo com estudos efetuados na área, a caminhada é uma das atividades mais completas, simples e práticas que o ser humano pode iniciar, sem exigir uma grande preparação, oferecendo benefícios a vários níveis. Além de todos os benefícios descritos, para a Medicina Tradicional Chinesa, caminhar faz bem ao Fígado e ativa o "Qi" (energia) do corpo, que regula o bem-estar de todos os outros órgãos.

Apesar de surgirem as mais variadas reações perante do jogo que está a conquistar o mundo, Hélder Flor defende que a abordagem deve ser clara e só uma: "É fundamental percebermos e darmos destaque à dinâmica em que assenta. Até faz sentido, de forma regrada e consciente, ser apoiada por escolas e profissionais de educação, sobretudo porque permite inserir, de mais facilmente, o exercício físico nas práticas diárias e regulares das crianças."- Remata.

Fonte: 
Marta Pereira Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.