Aplicação permite poupar na compra de medicamentos na farmácia
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/smartphone_telemovel_telefone_movel_aplicacoes_ss_10.jpg?itok=qbGVpuXk)
A “Poupe na Receita” está disponível para sistemas iOS e Android
O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) actualizou e melhorou a aplicação mobile gratuita “Poupe na Receita”, que permite consultar os preços dos medicamentos, facilitando a identificação das opções mais baratas.
Lançada em 2014, esta aplicação permite às pessoas poupar na factura da farmácia, através da identificação prévia (ou no momento da compra) dos medicamentos mais baratos que existem para a substância activa receitada pelo médico, explica o Infarmed em nota divulgada nesta quarta-feira. Os consumidores podem assim perceber quanto terão de pagar e simular conjugações que se possam revelar mais baratas.
Mas a consulta dos preços dos medicamentos e a comparação com outros fármacos disponíveis com preços mais baixos é apenas uma das funcionalidades da aplicação. A “Poupe na Receita” possibilita também a identificação de um medicamento através da leitura do código de barras disponível na embalagem ou na receita médica, recorrendo à câmara fotográfica do telemóvel, ou pesquisando o nome do fármaco.
É ainda possível visualizar o folheto informativo do medicamento, consultar as novidades e alertas sobre medicamentos e outros produtos de saúde, localizar farmácias na proximidade do utilizador e criar um plano de tomas de medicamentos com um sistema de alertas, sublinha o Infarmed.
Disponível para sistemas iOS e Android, a “Poupe na Receita” funciona em modo online e offline, no caso de o utente não usufruir de pacote de dados no tarifário do seu telemóvel.
A aplicação pode ser descarregada em iOS na App Store e Android na Play Store. Para mais informações consulte a infografia “Poupe na Receita”.