Vitamina C pode ter uma ação protetora contra enfisema provocado pelo tabaco
Um grupo de cientistas da Universidade de Calcutá, na Índia, e da Clínica Cleveland, dos EUA, fez esta descoberta e usou como modelo um roedor, o cavia porcellus, e cultivos de células pulmonares humanas.
Os investigadores determinaram que a vitamina C proporciona proteção contra o dano pulmonar provocado pelo tabagismo e que tem essa ação ao neutralizar os oxidantes do fumo do tabaco responsáveis pelos danos nas proteínas dos pulmões.
O estudo, escreve o Diário Digital, também sugere que os oxidantes do tabaco podem ser a principal causa de danos pulmonares com relação ao enfisema.
A vitamina C proporcionaria, segundo a pesquisa, uma proteção completa contra o enfisema provocado pelo fumo ao atenuar o dano direto efetuado nos pulmões pelos seus oxidantes.
Ao interagir com a antioxidante vitamina C, o fumo do tabaco perderia portanto a sua capacidade de provocar oxidação ou danos nas proteínas do pulmão.
O enfisema é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crónica na qual os alvéolos, as bolsas de ar dos pulmões, ficam danificados e, como consequência, o corpo não recebe o oxigénio necessário, segundo a descrição da Biblioteca dos Institutos Nacionais da Saúde dos Estados Unidos (NIH).