Ministro da Saúde

Bebés deverão ter Cartão do Cidadão em 80% das maternidades até final do ano

O ministro da Saúde afirmou que, até ao final do ano, 80 por cento das maternidades devem disponibilizar a emissão do Cartão do Cidadão a todos os recém-nascidos, se assim os pais o desejarem.

Adalberto Campos Fernandes, que falava aos jornalistas no final da apresentação do programa Nascer Cidadão com Cartão do Cidadão, que faz parte do Simplex +, a qual decorreu na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Para já, esta possibilidade está disponível em quatro maternidades na Grande Lisboa: CUF Descobertas, Maternidade Alfredo da Costa, Santa Maria e Amadora Sintra.

O ministro da Saúde espera, contudo, que, até ao final do ano, seja possível um recém-nascido ter o seu Cartão do Cidadão em 80 por cento das maternidades.

No discurso de apresentação, Adalberto Campos Fernandes enalteceu o papel que a MAC tem tido: “É uma grande fábrica de vida”, disse.

Questionado sobre a questão do alegado encerramento da MAC, que esteve previsto durante o anterior governo, Adalberto Campos Fernandes disse que este é um assunto encerrado e garantiu que só fechará quando for transferida para o futuro Hospital Oriental de Lisboa, o que deverá acontecer dentro de quatro a cinco anos.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay