APDP destaca intervenção dos cuidados de saúde

Menos 6% de mortes provocadas por diabetes em Portugal

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, em 2014, registaram-se menos 6% de mortes causadas por diabetes face a 2013.

“A diminuição de mortes com origem na diabetes é o resultado do desempenho e do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelos profissionais dos cuidados de saúde junto da população com diabetes, e de uma melhor articulação entre os diferentes níveis de cuidados, nomeadamente através da criação das Unidades Coordenadoras Funcionais de Diabetes de todo o país e da APDP”, comentou João Filipe Raposo, diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

As estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que as mortes motivadas por diabetes representam 4,1% da mortalidade no país. No total, em 2014, morreram 4.275 pessoas por causa da diabetes, sendo a idade média do óbito de 80,5 anos.

No ano em análise, as mulheres foram as principais vítimas (2.422), registando-se uma relação de género de 76,5 óbitos masculinos por cada 100 femininos.

Olhando para a distribuição geográfica, verifica-se que as taxas mais elevadas situam-se nas regiões da Beira Baixa e Alentejo Central (88,2 e 72,6 respetivamente) e a mais baixa na região do Cávado (16,4).

A diabetes, apesar da diminuição de 6%, continua a ser a maior causa de morte no campo das doenças metabólicas.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock