Carlos Vasconcelos distinguido na primeira edição do Prémio Nacional de Medicina Interna
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/spmi_9.png?itok=14egXaGc)
Este galardão que será a partir de agora atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), visa distinguir um(a) Internista que tenha contribuído relevantemente para a divulgação, avanço científico e/ou implementação da especialidade em Portugal.
O prémio, entregue na sessão inaugural do XXII Congresso Nacional de Medicina Interna, tem um carácter não pecuniário, contemplando a oferta de uma peça artística original da autoria do artista Pedro Calapez, e a oportunidade de o laureado apresentar uma lição magistral no decorrer da comemoração do aniversário da SPMI, assinalado em dezembro.
Luís Campos, presidente da SPMI, explica que “este prémio foi criado com o objetivo de distinguir Internistas portugueses que se tenham destacado pelo seu contributo para a evolução desta especialidade, quer a nível nacional, quer internacional. É o caso do Prof. Carlos Vasconcelos, cuja carreira dedicada à Medicina Interna, em particular nas áreas das doenças auto-imunes e do VIH/Sida, caracterizada pela dedicação, competência e capacidade de agregação de saberes diversos, contribuiu sem dúvida para o prestígio desta especialidade. O Prof. Carlos Vasconcelos desenvolveu um notável trabalho a nível clínico, científico e académico que catapultaram a unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António, que dirigiu durante muitos anos, para um reconhecimento nacional e internacional como centro de excelência no tratamento das doenças autoimunes e da infeção pelo VIH”.