Prevenção de doenças parasitárias

Veterinários e médicos reúnem-se num evento inédito

Cerca de metade da população mundial está infectada com pelo menos um tipo de doenças transmitidas por vetores. Assista à Conferência online global sobre doenças zoonóticas na área da veterinária e da saúde pública, com tradução simultânea em seis línguas.

A terceira conferência “Canine Vector-Borne Diseases” (CVBD) será transmitida via Internet na próxima quinta-feira, 20 Março de 2014, através do site http://www.cvbd.org/, e conta com o apoio da Bayer HealthCare, Divisão de Saúde Animal. A inscrição na conferência já se encontra aberta online.

Na Conferência CVBD 2014 estará presente uma equipa de especialistas internacionais para consciencializar os participantes acerca da propagação de doenças transmitidas por vetores e abordar os desafios, oportunidades e informações de vigilância disponíveis.

Esta conferência web será dividida em duas sessões: uma primeira sobre o estudo de casos, direccionada para os veterinários, seguida então de uma mesa redonda também a médicos e auxiliares bem como profissionais de saúde pública.

“As doenças parasitárias são um tema de enorme importância para a saúde pública. Esta conferência engloba tanto o domínio veterinário como o da saúde pública. Nos últimos dois anos, houve mais de 5.000 participantes de 40 países diferentes que se juntaram em simultâneo e online na conferência”, disse Norbert Mencke, Director de Serviços Globais de Veterinária de Animais de Companhia da Bayer HealthCare Saúde Animal.

Cerca de metade da população no mundo está infectada com pelo menos um tipo de doenças transmitidas por vetores. Estas doenças são transmitidas por parasitas aos animais e seres humanos, e têm um impacto significativo na saúde pública. De uma forma geral, pode ser possível reduzir o risco de doenças transmitidas por vetores através de controlo de parasitas com medidas de prevenção como a administração de antiparasitários. Estes vetores (parasitas) que se alimentam de sangue, tais como carraças, pulgas, flebótomos e mosquitos podem transmitir agentes patogénicos - como bactérias, protozoários, vírus ou helmintes - aos cães e gatos que podem provocar infecção.

Os riscos de infeção variam conforme a região. As doenças transmitidas por vetores (denominadas VBD do inglês Vector Borne Diseases) – como a anaplasmose, a babesiose, a erliquiose, a dirofilariose, a leishmaniose, a borreliose de Lyme - parecem ter um impacto mundial.

 

Sobre a Bayer HealthCare

O Grupo Bayer é uma empresa global com competências centrais nas áreas da saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer HealthCare, um subgrupo da Bayer AG com vendas anuais de mais de 18,9 mil milhões de Euros (2013), é uma das companhias inovadoras líderes mundiais na indústria dos cuidados de saúde e de produtos médicos e está sediada em Leverkusen, na Alemanha. A empresa combina as actividades globais das Divisões Saúde Animal, Consumer Care, Medical Care e Pharmaceuticals. A Bayer HealthCare tem como objectivo descobrir, desenvolver e fabricar produtos que venham a melhorar a saúde humana e animal em todo o mundo. A Bayer HealthCare emprega 56.000 pessoas (31. Dez. 2013) e está representada em mais de 100 países.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.