Equivalente ao HIV

Vacina controla respostas imunitárias

Uma equipa de cientistas criou uma vacina que é capaz de controlar as respostas imunitárias ao vírus da imunodeficiência símia, equivalente ao vírus HIV que provoca a sida em humanos. A notícia foi avançada pela revista Nature.

A investigação de Louis Picker, da Universidade de Saúde e Ciências de Oregon, Estados Unidos, teve como alvo de análise macacos Rhesus. Após 12 anos de estudos, o cientista tem conseguido importantes avançados na procura de uma vacina que seja capaz de lutar contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH).

"As respostas imunitárias que esta vacina suscitou não só conseguiram controlar as réplicas altamente patogénicas do SIV (vírus da imunodeficiência símia) em símios, como mostraram a possibilidade de erradicar o vírus do seu organismo”, disse o responsável pelo projecto, Louis Picker.

De acordo com os resultados do estudo, 50% dos macacos que foram vacinados contra o vírus mostraram respostas imunitárias estáveis e controladas entre um a três anos.

Após o terceiro ano, grande parte dos macacos que participaram na experiência pareciam ter erradicado a infecção SIV, uma vez que os cientistas não conseguiram encontrar resíduos do vírus.

"Esta é a primeira vez que uma investigação mostra que se pode erradicar o vírus que causa sida”, disse Picker, adiantando que a sua próxima meta é "determinar se a vacina pode erradicar completamente o SIV em macacos com a infecção mais desenvolvida”.

Fonte: 
Jornal de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock