Única vacina contra meningococo do grupo B já está disponível
A meningite é um problema de saúde pública devido à sua natureza agressiva, sendo a Meningite B a principal causa de doença meningocócica e septicémia no mundo desenvolvido.[1],[2] Os sintomas iniciais não são claros e a progressão clínica da doença é rápida, podendo surgir repentinamente em indivíduos previamente saudáveis.
A vacinação é por isso a melhor forma de prevenção da meningite, potencialmente epidémica e potencialmente fatal em apenas 24 horas.2 A primeira e única vacina contra o meningococo do grupo B está já disponível em Portugal para crianças com dois ou mais meses de idade.
A meningite é uma infecção do tecido que envolve o cérebro e a medula. O grande desafio da meningite é o diagnóstico na fase inicial, uma vez que muitos sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Na meningite, os sintomas clássicos como rigidez de nuca não aparecem até relativamente tarde, atrasando o seu tratamento.
A taxa de incidência da meningite B em crianças com idade inferior a quatro anos é de 20 a 50 casos por 100.000 habitantes, em países desenvolvidos[3]. Entre 8 a 10 por cento dos casos são fatais e cerca de 20 por cento das crianças sofrem sequelas graves[4]. Em Portugal, os dados epidemiológicos mais recentes indicam que, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011, registaram-se 85 casos de doença invasiva meningocócica[5].
Sobre a Novartis
A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados oculares, genéricos económicos, vacinas preventivas e medicamentos de venda livre e produtos de saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 136 mil colaboradores, desempenhando as suas actividades em mais de 150 países. Para obter mais informações, visite http://www.novartis.com.
[1] World Health Organization. Meningococcal Meningitis. Fact sheet 141. November 2012. Disponível em http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs141/en/ [Acedido a 21 de Março de 2014]
[2] World Health Organization. Bacterial Meningitis. Disponível em http://apps.who.int/nuvi/meningitis/en [Acedido a 21 de Março de 2014]
[3] World Health Organization. Meningococcal Meningitis. Fact sheet 141. November 2012. Disponível em http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs141/en/ [Acedido a 21 de Março de 2014].
[4] Heymann DL et al. Control of Communicable Diseases Manual. 18th ed. Baltimore: American Public Health Assoc. United Book Press. 2000.
[5] Simões, MJ et al. Doença Meningocócica Invasiva em Portugal. Vigilância Epidemiológica de base laboratorial. Relatório Anual da rede de Laboratórios VigLab Doença Meningocócica. Março 2013. Disponível em http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ComInf/Noticias/Paginas/DMIRelatorio2011.aspx [Acedido a 21 de Março de 2014]