Unha encravada

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava em baixo da unha, se projecte para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.
O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.
Inicialmente pode não causar dor, mas esta pode surgir quando se comprime a zona que está por dentro da carne - e que é propensa a infecções.
Numa primeira fase, as unhas podem ser cortadas, levantando-se o bordo livre suavemente e colocando-se um algodão esterilizado por baixo da unha até que o inchaço desapareça. No entanto, se houver inflamação, pode ser necessário recorrer a um especialista.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.