Tricotilomania

Perturbação em que o indivíduo é incapaz de resistir em arrancar os seus cabelos ou pelos. É um distúrbio no controlo dos impulsos inserido no âmbito das doenças obsessivas-compulsivas. Embora as regiões afectadas possam ser qualquer zona pilosa, as áreas mais atingidas costumam ser o couro cabeludo, sobrancelhas e pestanas. A tricotilomania surge normalmente antes dos 17 anos de idade. Antes dos seis anos, é considerado um início precoce, sendo que a intervenção psicológica costuma ser bem sucedida nesta fase. A partir dos 13 anos é considerado um início tardio, com tendência a tornar-se num problema crónico.
Desconhecem-se as causas desta síndrome mas está associada a situações de depressão, acumulação de stress ou actividades sedentárias, bem como a factores genéticos.
A pessoa sente a tensão aumentar antes de arrancar os pêlos ou quando tenta controlar o impulso e, após o acto, sente alívio ou prazer. Esta situação pode acontecer mesmo quando a pessoa está descontraída.
Existem outros comportamentos associados a esta perturbação como, por exemplo, analisar a raiz do cabelo, come-lo ou mesmo retirar os pelos a animais de estimação.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.