Investigação abre caminho:

Tratamento farmacológico eficaz para o cancro do fígado agressivo

Uma investigação do Hospital Clínic de Barcelona abriu caminho ao desenvolvimento de um tratamento farmacológico eficaz para o cancro do fígado mais agressivo.

O colangiocarcinoma é o tipo de cancro do fígado mais agressivo e que só pode ser operado em 30 por cento dos casos. Agora, uma equipa de cientistas liderada por Josep Maria Llovet, catedrático de medicina no Hospital Mount Sinai de Nova Iorque, está a desenvolver um estudo que permitiu identificar duas variantes do colangiocarcinoma.

Esta investigação abre caminho à possibilidade de, no período de oito anos, serem desenvolvidos medicamentos específicos para cada classe do tumor, informou a agência noticiosa espanhola EFE e noticiou a TSF online.

A investigação servirá para desenvolver um tratamento para uma doença cuja incidência duplicou nos últimos 10 anos.

O aumento deste tipo de cancro deve-se ao crescimento da ocorrência dos factores que o provocam, como a cirrose, que multiplica por 20 as possibilidades de ter um colangiocarcinoma, a hepatite B e C, que aumenta a probabilidade cinco vezes, e o alcoolismo, que a multiplica por dois.
O colangiocarcinoma afecta duas em cada 100 mil pessoas, sendo mais prevalente no sexo masculino - por cada 100 mulheres existem 150 homens com este tipo de cancro.

Fonte: 
TSF Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock