Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto imune crónica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do doente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva. Os linfócitos (tipo de glóbulo branco presente no sangue) infiltram-se por estas glândulas provocando diminuição da produção de saliva e lágrimas. Assim, as características principais da doença são a secura nos olhos e na boca. Pode também causar secura de pele, nariz e vagina e pode afectar outros órgãos do corpo, inclusive os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Provocam também fadiga e dor nas articulações, que podem comprometer de forma significativa a qualidade de vida do doente.

A doença afecta mais as mulheres - 9 em cada 10 pessoas com SS são mulheres – embora possa ocorrer também em crianças, adolescentes e adultos jovens. Os sintomas da doença são muito variados e para uns, os sintomas de olhos secos e boca seca são manifestações proeminentes, enquanto outros passam por ciclos de bem-estar completo. Por isso o diagnóstico da doença não é fácil, uma vez que os sintomas da SS podem assemelhar-se aos de outras doenças como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crónica, a fibromiologia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer.

Fonte: 
LPCDR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.