Sensor mede açúcar no sangue e envia dados para dispositivos móveis
Há uma forma inovadora de ler os níveis de açúcar no sangue, criada por um grupo de investigadores, onde consta um português: trata-se de um sistema - o GlucoWise - que funciona através de sensores, instalados na orelha do diabético, capaz de enviar dados para dispositivos móveis como smartphones ou tablets.
O projecto GlucoWise é desenvolvido por uma startup com sede no Reino Unido e faz parte do grupo de quatro finalistas do concurso Building Global Innovators, uma iniciativa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), com o apoio do programa MIT Portugal e da Caixa Capital.
Este inovador método de medição de açúcar para diabéticos fez parte de um restrito conjunto de exemplos que foram escolhidos para apresentar à imprensa a cerimónia que entregará o prémio ao vencedor. A startup de origem sul-africana está agora à procura de investidores, para que o produto inovador possa entrar no mercado. Entretanto, os investigadores estão a tentar criar um protótipo ainda mais pequeno, o que deve suceder “nos próximos anos”.
O controlo da diabetes e a criação de novos mecanismos para facilitar o dia-a-dia dos doentes é uma das grandes paixões da comunidade científica. Uma vez que exige uma medição exacta dos níveis de glicose no sangue, a doença implica um cuidado permanente. A qualidade de vida dos diabéticos não deixa de ser elevada, mas a verdade é que dispositivos como o GlucoWise facilitam o controlo da diabetes. O dispositivo é pequeno, não implica qualquer processo invasivo e faz a medição do açúcar com sensores, colocados na orelha, na mão ou no pé.
Depois, toda a informação recolhida é encaminhada para um dispositivo móvel, onde é monitorizado o nível de glicose, de forma fácil. Através do sistema cloud, o médico pode também aceder de forma simples à informação recolhida pelo diabético.
Este é um dos projectos a concurso e já foi premiado com 100 mil euros, por atingir este patamar. Trata-se de um apoio à inovação, todos os anos entregue no concurso BGI, que cumpre a quarta edição.
A incidência de diabetes em Portugal está a aumentar, em virtude do envelhecimento da população, do sedentarismo e também da alimentação pouco saudável. De acordo com números relativos a 2011, há cerca de 12,7% de portugueses diabéticos, o que representa cerca de um milhão de pessoas. Os dados relativos a 2012 serão apresentados no dia 26 de Novembro. Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. O GlucoWise afirma-se assim como um dispositivo muito útil no controlo de uma doença que preocupa.