Sensibilizar para o uso racional da água
Para o efeito, existem 15 instalações colocadas no campus de Gualtar e na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, que consistem num determinado objecto e na indicação da água necessária à sua obtenção (a chamada “pegada hídrica”).
A título de exemplo, produzir um computador requer 20 mil litros de água, um telemóvel exige 10 mil litros de água e um par de sapatilhas envolve 4750 litros. Os investigadores do STOL - Science Through Our Lives pretendem assim sensibilizar para os gastos, os desperdícios e as possíveis poupanças deste recurso natural valioso e cada vez mais escasso. As pequenas instalações em locais de passagem chamam a atenção para a água despendida na produção de roupas, alimentos, papéis ou outros objectos de uso corrente, que hoje são facilmente descartáveis.
O STOL - Science Through Our Lives envolve vários investigadores e tem por missão promover a interacção entre o mundo científico e a sociedade com diversas actividades. Em dois anos de existência lançou oficinas, workshops, festivais de ciência, exposições, publicações e estabeleceu ligações/colaborações com mais de vinte instituições, designadamente lares de terceira idade, colégios e escolas secundárias, bibliotecas, museus, jornais, universidades, associações, gabinetes de design e fábricas.
A sensibilização para o uso racional de água surgiu no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março pelas Nações Unidas.