Sociedade Portuguesa de Hipertensão defende

Rotulagem adequada de alimentos

No âmbito da recente polémica, no seio do Governo, a respeito da possível aplicação de taxas sobre alimentos nocivos para a saúde, com excesso de sal e açúcar, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão defende que o mais importante é informar os consumidores.

O Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), o Dr. Fernando Pinto, acrescenta ainda que “já em 2013, a SPH apresentou, junto da Comissão Parlamentar de Saúde e da Comissão Parlamentar de Economia, propostas concretas, no sentido de criar uma ferramenta que informe os consumidores da quantidade de sal presente nos alimentos que consomem. Este é um tema que temos conduzido com todo o empenho, de forma a alcançarmos resultados efetivos.”

Neste sentido, no dia 6 de Maio, realiza-se o Fórum da Hipertensão na Assembleia da República, promovido pela SPH, levando a debate a problemática do consumo de sal em Portugal. A proposta passa por uma rotulagem adequada dos alimentos, quanto ao teor de sal, através de um semáforo de cores, que irá potenciar uma escolha mais consciente e informada por parte dos consumidores.

Esta nova proposta de legislação por parte da SPH surge no seguimento da aprovação da lei que limita a quantidade de sal no Pão, em 2009, levada a debate na Assembleia.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock