Rede nacional de reabilitação já está completa
A rede nacional de reabilitação está completa. Dois meses depois de ter aberto as portas, o Centro de Reabilitação do Norte (CRN), em Gaia – um equipamento de topo na “diferenciação tecnológica e qualidade profissional” –, foi inaugurado, na terça-feira [25 de Fevereiro], contando actualmente com cerca de três dezenas de doentes.
Na sessão que assinalou a inauguração, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou que o centro vai chegar às 100 camas de internamento. “Queremos que os ginásios fiquem a funcionar em pleno. Assim, fica completada a rede de centros de reabilitação do país com um equipamento que vai servir muito bem o Norte pela sua diferenciação tecnológica e qualidade profissional”, sublinhou Paulo Macedo.
A gestão do centro de reabilitação foi entregue à Santa Casa da Misericórdia do Porto, estando prevista a transferência de 27,6 milhões de euros para o efeito.
Mas o Centro de Reabilitação do Norte, localizado nas antigas instalações do sanatório de Valadares, concelho de Gaia, tem estado envolto em polémica por estar pronto desde Julho de 2012, depois de a obra ter sido lançada em Junho de 2010 pela então ministra da Saúde, Ana Jorge. A empreitada apresentava então um custo previsto de cerca de 32 milhões de euros e deveria estar concluída em “22 a 24 meses”. O equipamento ficou pronto mas encerrado no início do verão de 2013.