Rastreio gratuito quer detectar risco de AVC
Por ano morrem mais de 20 mil portugueses vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Atento a esta realidade, o hospital CUF Porto vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC com rastreios gratuitos aos principais problemas vasculares que podem aumentar o risco de AVC. Para além de um circuito de sensibilização criado no hospital e aberto ao público durante a tarde do dia 31 de Março, os utentes vão poder fazer, de forma gratuita, um Eco-Doppler Carotídeo, o principal exame para detecção atempada de aterosclerose cerebral.
No quarto dia aberto do Acidente Vascular Cerebral, que se assinala no próximo dia 31 de Março, o hospital CUF Porto aposta na prevenção e detecção atempada de risco de AVC. Para isso vai disponibilizar ao público, das 15h00 às 18h00, um circuito de prevenção da patologia que inclui sensibilização sobre as causas do AVC, sinais de alerta, estudo e métodos de tratamento; avaliação do índice de massa corporal e aconselhamento nutricional; avaliação da tensão arterial e informação de forma personalizada sobre os factores de risco vascular, sinais de alerta de AVC e primeiras medidas a tomar, e ainda informação sobre treino de memória e sensibilização sobre a importância do combate à Doença Vascular Cerebral (DVC) na prevenção da demência. Após o circuito de sensibilização, os utentes previamente inscritos poderão avaliar a aterosclerose na carótida através de um Eco-Doppler gratuito (exame que detecta alterações vasculares), avaliando, assim, o seu risco para desenvolvimento de AVC. A inscrição para o Eco-Doppler deve ser feita através do número 220 039 000.
Programa Circuito AVC 15h00 às 18h00
1. Projecção sobre AVC
Suas causas, sinais de alerta, estudo, tratamento.
2. Nutrição
Avaliação do índice de massa corporal e aconselhamento nutricional.
3. Avaliação Clínica
Avaliação da tensão arterial e informação de forma personalizada sobre os factores de risco vascular, sinais de alerta de AVC e primeiras medidas a tomar.
4. Psicologia
Sensibilização da Doença Vascular Cerebral (DVC) como segunda causa mais importante de demência – a importância da estimulação da memória.
5. Ecodoppler Carotídeo
Avaliação de aterosclerose na carótida com eco-Doppler.