Rastreio gratuito às doenças dos olhos
“O rastreio visual permite detectar precocemente doenças oftalmológicas que podem comprometer gravemente a visão, ou mesmo levar à cegueira. Assim, a detecção precoce destas situações contribui para o seu tratamento atempado e para a melhoria da saúde da visão”, refere Maria João Santos, coordenadora do Núcleo de Oftalmologia da clínica cufalvalade.
Através desta iniciativa é possível avaliar a presença de retinopatia diabética, a causa mais frequente de cegueira em idade activa; a degenerescência mácula da idade, descolamento da retina, membranas e buracos maculares, entre outras doenças da retina.
O rastreio permite também detectar as doenças oculares associadas a reumatismos, doenças auto-imunes e doenças infecciosas; assim como analisar a presença de glaucoma, uma doença habitualmente assintomática.
Esta iniciativa está indicada também para crianças de forma a detectar precocemente doenças que possam afectar o desenvolvimento da sua visão tais como erros refractivos, retinopatia da prematuridade, cataratas congénitas, estrabismo e ambliopia.
O Núcleo de Oftalmologia da clínica cufalvalade dispõe de uma equipa experiente, constituída por oito médicos oftalmologistas e uma técnica de Ortóptica. Este Núcleo realiza em média 6 mil consultas por ano. Para mais informações consulte: www.clinicacufalvalade.pt/