Vírus alterado geneticamente

Prolongar a vida a doentes com cancro de fígado

Doentes de cancro de fígado em fase terminal tiveram um prolongamento médio de vida entre os seis e os 14 meses quando receberam um vírus alterado geneticamente.
Um vírus alterado geneticamente foi testado em 30 pacientes com cancro de fígado terminal e prolongou significativamente o tempo de vidas destes doentes, reduzindo o tamanho dos tumores e inibindo o crescimento de novas massas tumorais, indica um estudo publicado na revista Nature Medicine e divulgado pelo Publico Online.
 
O vírus, chamado JX-594 ou Pexa-Vec, foi administrado a 30 pacientes em doses diferentes durante um mês. Dezasseis receberam uma dose alta e sobreviveram em média mais 14,1 meses, os outros 14 pacientes, que receberam uma dose baixa, viveram mais 6,7 meses, em média.
 
“Pela primeira vez na história da medicina, mostrámos que um vírus alterado geneticamente pode aumentar o tempo de sobrevivência dos doentes de cancro”, diz à AFP David Kirn, co-autor do estudo.

“Apesar dos avanços no tratamento do cancro nos últimos 30 anos com a quimioterapia e as terapias biológicas, a maioria dos tumores sólidos permanece incurável quando desenvolve metástases”, escreveram os autores no artigo, referindo-se ao momento em que as células cancerígenas de um tumor se espalham pelo corpo, fazendo crescer tumores noutros locais. Os resultados do ensaio da vacina Pexa-Vec podem ser uma boa notícia para estas situações extremas.

Vários especialistas já anunciaram que “este ensaio clínico é um entusiasmante passo em frente para ajudar a encontrar novas formas de tratar os cancros”. Os autores do estudo já anunciaram a continuação dos ensaios, desta vez em 120 pacientes, sendo que o vírus Pexa-Vec também está a ser testado em pacientes com outros cancros. Este vírus já tinha sido utilizado na vacina contra a varíola.

Fonte: 
Público Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock