Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral
De acordo com o documento, “este alargamento traduz-se na possibilidade de emissão de um cheque-diagnóstico”.
População Alvo:
- Utentes pertencentes ao grupo de risco: homens fumadores, com idade igual ou superior a 40 anos e com hábitos alcoólicos.
- Identificação de lesões na cavidade oral por queixa do utente ou observação do médico de família.
- Utentes com queixas de dor, lesões ou alterações da cor ou da superfície da mucosa oral ou aumentos de volume não habituais de estruturas da cavidade oral ou vias aéreas superiores, parestesia oral ou perioral.
Objectivos
- Aumentar a sobrevivência por cancro oral aos cinco anos após o diagnóstico de cancro oral nos indivíduos pertencentes ao grupo de maior risco abrangidos pelo presente projecto, ultrapassando em cinco pontos percentuais o actual valor, tendo por referência a média europeia.
- Utilizar de forma eficiente toda a capacidade instalada em serviços públicos e/ou privados para o diagnóstico diferencial de lesões potencialmente malignas ou malignas da cavidade oral e para uma intervenção terapêutica precoce, num período de tempo o mais curto possível.
Esta Norma da DGS, a segunda emitida pela DGS em 2014, tem como principais destinatários as Administrações Regionais de Saúde e Médicos de Família, Médicos Dentistas ou Médicos Estomatologistas aderentes ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), Laboratório de Referência e IPO.
O documento pode ser consultado na íntegra aqui.