Nos Açores

Programa de saúde oral com 30 mil consultas

O programa de saúde oral dos Açores permitiu que em 10 anos se passasse de 20 para 30 mil consultas anuais nos centros de saúde e hospitais e a criação de um “boletim individual”, inédito no país, que vai ser digitalizado.

O secretário regional da Saúde, Luís Cabral, disse que o programa regional de saúde oral, projecto iniciado em 2002, já permitiu “instalar a cadeira de dentista” e médicos nessa área “em todos os concelhos” dos Açores, à excepção da Calheta, na ilha de São Jorge, onde está a ser instalado o equipamento.

O programa iniciou-se com o objectivo de uma melhor acessibilidade na saúde oral “das crianças, idosos e grávidas, mas os bons resultados têm permitido alargá-lo à restante população”, nomeadamente “a doentes crónicos e grupos mais carenciados”, disse o secretário regional da Saúde.

De acordo com Luís Cabral, “em 2002 foram realizadas 20 mil consultas anuais de saúde oral pública e 30 mil em 2013”, frisando que o objectivo é “continuar a aumentar” o acesso da população aos médicos dentistas.

O titular pela pasta da Saúde nos Açores destacou ainda os “bons resultados” do programa regional de saúde oral que tem permitido assegurar “uma cobertura eficaz da população”.

Este programa de saúde oral, que tinha como ponto central a dotação de cada centro de saúde com médicos dentistas e um gabinete devidamente equipado, inclui ainda um Boletim Individual de Saúde Oral e a vigilância de crianças, grávidas e idosos e respectivo encaminhamento.

“É um documento inédito no país, que é entregue pelo médico no acto da consulta no centro de saúde e o objectivo é que toda a população possa ter um Boletim Individual de Saúde Oral. Estamos a trabalhar na sua digitalização para um registo fidedigno e um acompanhamento regular”, disse Luís Cabral. Semelhante a um boletim de vacinas, o documento é gratuito e permite registar toda a informação e historial clínico. Com a criação deste documento, o executivo açoriano pretendeu dotar o Serviço Regional de Saúde de um instrumento de registo e consulta para a promoção da saúde e prevenção das doenças orais nas nove ilhas.

Actualmente existem nos Açores 22 médicos dentistas a trabalhar nos centros de saúde da região, segundo a Secretaria Regional da Saúde.

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock