Ilha de Santa Maria reitera queixas

Poucas deslocações de médicos especialistas

O Conselho da Ilha de Santa Maria vai pedir nesta segunda-feira, ao Governo dos Açores, “mais esclarecimento” sobre as poucas deslocações de médicos especialistas à ilha, sublinhando que as listas de espera para consultas continuam “elevadas”.

O presidente do Conselho da Ilha de Santa Maria, Rui Arruda, disse que, apesar de o secretário regional da Saúde ter garantido aos conselheiros, em Fevereiro, que a questão estava a ser resolvida e entraria “na normalidade”, “a afluência (de médicos) tem sido pouca”.

“Sabemos que existe boa vontade do Governo para resolver esta situação, mas as listas de espera são elevadas e queremos mais esclarecimentos do senhor secretário”, afirmou, dizendo, ainda, que o Conselho da Ilha vai insistir na colocação, “o mais rápido possível”, dos dois novos médicos de família prometidos para Santa Maria.

Segundo explicou Rui Arruda em Fevereiro, quando o Conselho da Ilha se reuniu com o secretário regional da Saúde, Luís Cabral, depois de um decréscimo progressivo nos últimos anos nas deslocações de especialistas a Santa Maria, em 2013 essa diminuição foi “mesmo bastante significativa”, havendo “largas centenas de pedidos de consultas de especialidade” não atendidos na Unidade de Saúde de Ilha.

Uma portaria do Governo Regional alterou há alguns meses as regras de pagamento dos médicos especialistas que se deslocam às seis ilhas sem hospital, gerando protestos dos clínicos. Luís Cabral revelou na semana passada que vai voltar a reunir em breve com os sindicatos dos médicos sobre esta questão.

A reunião de hoje entre o Conselho da Ilha e o Governo Regional ocorre no âmbito da visita estatutária que o executivo açoriano fará a Santa Maria até quarta-feira, como estabelece o estatuto político-administrativo dos Açores.

Os conselhos da ilha integram autoridades políticas locais e representantes dos sindicatos e associações empresariais de cada uma das ilhas dos Açores.

Além das questões da saúde, o Conselho da Ilha de Santa Maria vai perguntar que medidas tem o executivo regional para responder ao “aumento notório” do desemprego e pedir melhorias nas ligações aéreas, além de alguns investimentos locais.

Nesta deslocação a Santa Maria, e como é habitual nas visitas estatutárias, os membros do executivo açoriano têm encontros e reuniões de trabalho com autoridades e entidades locais diversas.

Da agenda do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, faz parte a inauguração das obras de remodelação e ampliação da Unidade de Saúde da Ilha, a inauguração da creche de Vila do Porto e a apresentação dos projectos de reabilitação da lota de Vila do Porto e da Casa dos Fósseis.

Os membros do Governo Regional receberão também os habitantes da ilha que o solicitarem, estando disponíveis para esse efeito, a partir das 18:00 horas de terça-feira, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, em Vila do Porto. 

Fonte: 
Diário de Notícias do Funchal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock