Papeira

A papeira ou, parotidite epidémica, é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus paramixovírus que provoca uma inflamação das glândulas salivares que ficam inchadas e provocam dor.
A papeira pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade que não tenha tido esta doença ou que não esteja imunizada contra ela. Ou seja, a papeira é uma doença típica da infância e é mais comum em crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos embora possa atingir crianças mais velhas ou adultos que não estejam vacinados e que não tiveram anteriormente a doença.
É uma doença aguda e contagiosa causada por um vírus que se manifesta principalmente pelo inchaço (edema) das glândulas salivares por isso torna-se dolorosa. A transmissão faz-se por contacto directo com o doente ou através de objectos recentemente contaminados pelas secreções nasofaríngeas.
O seu período de incubação é de 12 a 26 dias e manifesta-se por tumefacção dolorosa, geralmente das duas glândulas carótidas e por febre habitualmente pouco elevada.
A maioria das pessoas recupera perfeitamente ao fim de 10 dias. Muitas crianças são vacinadas contra a papeira para evitar contrair a infecção porque a papeira pode provocar problemas. Uma em cada 200 crianças contrai encefalite quando tem papeira. Já cerca de 20% de rapazes que após a puberdade contraem papeira têm também inflamação dos testículos. Mais grave, alguns casos, mais raros, a papeira causa infertilidade ou surdez tanto a jovens como a adultos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.