Operação Nariz Vermelho apela à doação do IRS
Depois de, em 2013, ter recolhido mais de 128 mil euros relativos ao ano fiscal de 2012, a organização espera atingir um novo recorde em 2014, considerando que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados e esclarecidos para esta questão.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Operação Nariz Vermelho (ONV), Instituição Particular de Solidariedade Social, que realiza semanalmente visitas às pediatrias de treze hospitais portugueses, pede aos portugueses para doarem, sem quaisquer encargos ou perdas de benefícios fiscais para o contribuinte, 0,5% do seu IRS. Para isso, basta colocar o NIF da organização, 506 133 729, no quadro 9, do anexo H da declaração, respeitante às Instituições Particulares de Solidariedade ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública. A este propósito, os Doutores Palhaços gravaram um vídeo que revela, de forma clara e divertida, como é feito o donativo à instituição em três passos, disponível aqui .
Em 2013, a ONV foi convidada pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) a acompanhar as crianças no Bloco Operatório Pediátrico do Hospital Dona Estefânia, de forma a reduzir a ansiedade inerente a uma cirurgia. Apesar do serviço prestado ao hospital ser gratuito, possui um encargo para a instituição no valor de seis mil euros por ano, montante que inicialmente era financiado através de um donativo mecenas e que assegurava a visita de um Doutor Palhaço uma vez por semana. Com o término deste donativo, a ONV comprometeu-se a dar continuidade à iniciativa, sublinhado a importância dos donativos de empresas e particulares para a longevidade deste projecto, inédito em Portugal.
Recorde-se que, em 2013, a ONV recebeu dos contribuintes portugueses 128.516 euros, mais de 88% face ao ano anterior, valor correspondente a 12,7% do orçamento global da instituição para 2014. Segundo Magda Ferro, responsável de comunicação da organização, “a doação de 0,5% do IRS, é uma fonte de financiamento de extrema importância, contribuindo para a continuidade da actuação dos Doutores Palhaços, profissionais que, todas as semanas, levam alegria às cerca de 40.000 crianças hospitalizadas que visitamos anualmente”.