Novas drogas na mira das autoridades
A crescente preocupação com o uso de quatro novas drogas psicoactivas levou o Conselho da União Europeia a pedir uma investigação científica sobre os riscos associados ao seu consumo. As substâncias 25I-NBOMe, AH-7921, MDPV e Metoxetamina estão agora na mira das autoridades, depois de notificações dos seus efeitos nocivos por vários Estados-Membros da União Europeia (UE), o que leva a que as substâncias sejam analisadas, em Lisboa, em Abril.
Foram 22 os países, entre eles Portugal, a reportar que o AH-7921 não está sujeito a medidas de controlo a nível nacional. Trata-se de um opiáceo sintético, disponível na UE desde Julho de 2012, detectado em forma de pó e já associado a seis intoxicações não fatais e 15 mortes no espaço comunitário.
No caso da Metoxetamina, droga semelhante ao anestésico cetamina, oferecida muitas vezes como substituto desta droga legal, Portugal surge na lista dos países que detectaram a sua presença em diferentes formas (pó e comprimidos), o mesmo tendo sido verificado com a MDPV e com a 25I-NBOM.