Movimento 2020 quer mudar hábitos alimentares dos portugueses
Segundo Zélia Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), “este é o momento certo para agitar consciências e o primeiro passo para um processo de reflexão sobre as nossas responsabilidades e acções para mais ganhos no bem-estar e saúde global dos cidadãos. A APD está preocupada com os dados lançados este ano resultantes de diversos estudos que revelam malnutrição dos portugueses que podem ser traduzidos em diversas doenças crónicas como: a Obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Tudo problemas associados à alimentação ineficaz e um estilo de vida pouco saudável.
Precisamos de inverter urgentemente esta tendência e ajudar os cidadãos com metas e ferramentas para uma melhoria significativa da sua saúde alimentar em Portugal”.
O programa compreende 20 desafios alimentares a serem alcançados até 2020, juntando para isso empresas, o estado e cidadãos. O mesmo dá hoje os primeiros passos nas plataformas www.movimento2020.org e facebook.com/Movimento2020. “Esta reflexão nasce após a Organização Mundial de Saúde ter listado as 20 metas a cumprir na área da saúde mundial. Porque a realidade portuguesa tem as suas especificidades, tivemos de adaptar essas metas ao contexto nacional e às necessidades dos portugueses”, acrescenta Zélia Santos.
No dia 15 de Maio, dia Mundial da Família, a Associação Portuguesa fará o arranque definitivo do projecto, apresentando os seus parceiros, a mesa do Conselho Consultivo que irá monitorizar o programa ao longo dos seis anos, bem como a listagem dos 20 desafios a alcançar até 2020.
A Associação Portuguesas dos Dietistas pretende também lançar e alimentar o debate sobre o tema da Saúde Alimentar no Facebook, Twitter e Instagram sob o tópico #movimento2020. Toda a sociedade civil está convidada a participar.