One Billion Rising for Justice

Lisboa associa-se ao fim da violência contra as mulheres

O Largo do Carmo, em Lisboa, acolhe no próximo dia 14 de Fevereiro uma acção da Lisbon V-day, um movimento global pelo fim da violência contra mulheres.

No próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 18h30, arranca a iniciativa da campanha global One Billion Rising for Justice, que pretende sensibilizar para a existência de violações, espancamentos, incestos, mutilações genitais e escravidão sexual.

A ideia do V-day surgiu depois da dramaturga norte-americana Eve Ensler, autora do livro “Os Monólogos da Vagina”, ter visitado uma comunidade na República Democrática do Congo, onde mulheres, vulneráveis à violência, curavam as suas feridas através da dança.

“Vi o poder da dança e comecei a pensar o que seria se mil milhões de mulheres, e todos os homens que as amam, dançassem no mesmo dia, em todo o planeta”, explicou Eve Ensler, numa conferência de imprensa.

O V-day surgiu, assim, em 2013, propondo que um número igual ou superior a mil milhões de mulheres e homens se juntassem, em todo o mundo, dançando pelo fim da violência contra mulheres. A iniciativa foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 205 países. Para este ano, o objectivo é repetir e maximizar o protesto.

No que diz respeito à mutilação genital feminina, uma forma de violência contra as mulheres, existe inclusive uma efeméride. O Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é assinalado a 6 Fevereiro pela Organização das Nações Unidas, com o objectivo de denunciar a prática, existente em cerca de 28 países africanos e do Médio Oriente, bem como na Ásia e em comunidades migrantes na Europa, América do Norte e Austrália.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.