Jovens com diabetes fazem caminhada na Serra de Sintra
A caminhada promovida pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), em colaboração com a WeGoAdventures e a CliVip, tem como ponto de partida a Capela da Malveira da Serra, às 9h30, e consiste num percurso circular que conta com a passagem pela barragem do Rio da Mula, pela Quinta do Pisão e pela Fundação S. Francisco de Assis. No total, são cerca de 14km a um nível de dificuldade III, numa escala de I a V. Para os participantes que têm maiores dificuldades nas caminhadas, existe a possibilidade de fazer metade do percurso (7km).
“O exercício físico é importante pois acarreta consigo benefícios para a melhoria da qualidade de vida dos jovens que vivem com a diabetes. A prática de desporto contribui para a melhoria da sensibilidade à insulina, da tolerância à glicose, permite um melhor controlo glicémico, melhora a circulação sanguínea e a condição física. Estas iniciativas também são importantes do ponto de vista social, pois potenciam o convívio entre os jovens e levam à aprendizagem de novas experiências que os podem ajudar a enfrentar o estigma associado à diabetes”, explica o presidente da AJDP, Carlos Neves.
A AJDP apela ao uso de equipamento adequado à actividade desportiva, nomeadamente, roupa confortável, botas de montanha ou ténis, corta-vento ou impermeável, água, lanche e almoço e também material de prevenção para hipoglicémias (sumo, açúcar, bolachas).
Para inscrições e mais informação sobre a caminhada, contactar: [email protected], indicando o nome, um contacto, o número de pessoas a participar e o percurso a realizar.