Indústria do medicamento exporta mais de mil milhões
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, revelou que “a indústria do medicamento exportou no último ano mais de mil milhões de euros. Um resultado nunca visto”, refere o Correio da Manhã Online.
O aumento da produção nacional é explicado em parte pela investigação existente nesta área, sustentou Ferreira Teixeira.
No 9º congresso Mundial de Farmacêutica que arrancou 31 de Março em Lisboa e que conta com a presença de 1300 congressistas, o representante nacional, João Pinto, expressou a necessidade das políticas de austeridade terminarem na área da investigação para não ser comprometido o trabalho desenvolvido nos últimos 40 anos. Este esforço permitiu que Portugal esteja na linha da frente dos países produtores de medicamentos, acrescentou.
O professor da Universidade de Lisboa disse que gostaria de ver resolvido muito rapidamente o problema de escassez de certos medicamentos nas farmácias. Para João Pinto, essa escassez resulta dos preços reduzidos no mercado que têm impacto na produção.
Os trabalhos que reúnem investigadores de 57 países no Centro de Congressos de Lisboa terminam na próxima quinta-feira.