Inaugurado primeiro centro de reabilitação respiratória
Este Centro de Reabilitação pretende colmatar uma lacuna que existe em Portugal a nível da oferta de Programas de Reabilitação Respiratória. A AIR Care Centre® será o primeiro Centro de Reabilitação Respiratória, fora do meio hospitalar, a prestar serviços ao doente respiratório crónico, focados na Reabilitação Respiratória, de forma integrada, interdisciplinar e de proximidade. Esta intervenção baseia-se em três pilares: avaliação e controlo clínico, exercício e educação do doente. O Centro terá uma equipa multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionista, terapeuta ocupacional e cardiopneumologista.
Como refere António Carvalheira, Medical Advisor do AIR Care Centre® “a reabilitação respiratória é uma componente essencial no tratamento do doente respiratório crónico, sendo apontada como intervenção de 1ª linha no tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Em Portugal cerca de 700 mil doentes que sofrem de DPOC deveriam ser enquadrados num Programa de Reabilitação Respiratória, contudo, verificamos que a taxa de referenciação e adesão à reabilitação respiratória, assim como a capacidade de resposta dos serviços de saúde públicos ou privados, tem sido muito diminuta”.
Portugal revela uma das mais baixas taxas de resposta à reabilitação respiratória, com apenas cerca de 0,1% dos doentes crónicos respiratórios a terem acesso a Programas de reabilitação respiratória adequados.
Um Programa de Reabilitação Respiratória tem como objectivos proporcionar a diminuição dos sintomas (dificuldade respiratória, cansaço), melhorar a capacidade física, reduzir a ansiedade e depressão, melhorar a qualidade de vida e aumentar a capacidade do doente gerir melhor a sua doença (empowerment). Os benefícios do PRR foram incluídos nas Normas de Orientação Clínica sobre a DPOC elaboradas pela Direcção Geral da Saúde (2013) que referiu também a elevada prevalência de doentes que dela podem beneficiar.
Para Maria João Vitorino, Homecare Business Manager “a criação desde Centro de Reabilitação Respiratória reflecte o empenho e a aposta da Linde em Portugal. Este é um investimento que encaramos com a certeza de que estamos a fazer a diferença para estes doentes e a contribuir para melhorar a saúde respiratória dos portugueses, a reabilitação dos doentes respiratórios crónicos e a sua integração social. O AIR Care Centre® de Lisboa será o primeiro Centro a ser inaugurado, mas ambicionamos proporcionar uma oferta a nível dos Programas de Reabilitação Respiratória, alargada ao âmbito nacional”. As doenças respiratórias crónicas e a DPOC em particular são actualmente um grave problema de saúde à escala mundial, com elevado impacto ao nível individual, social, económico e político, apresentando elevadas taxas de morte prematura na população e de anos perdidos devido a incapacidade e perda de autonomia. “O AIR Care Centre®, para além dos muitos benefícios a nível da estabilização e autogestão da doença que proporciona aos doentes, permite também reduzir os custos directos e indirectos com a saúde através da diminuição dos doentes aos recursos dos serviços de saúde e internamento hospitalar”, evidencia Maria João Vitorino.
Dados sobre as doenças respiratórias:
As doenças respiratórias têm uma elevada prevalência representando, no seu conjunto, a terceira causa de morte no mundo. São responsáveis por cerca de 19% dos óbitos, logo a seguir às doenças cardiovasculares e neoplasias.
O Relatório ONDR 2013 revela que em apenas um ano a mortalidade por doenças respiratórias aumentou 16,58%. Em 2012 assistiu-se a uma subida abrupta da mortalidade, praticamente em todas as doenças respiratórias. Em 2012 morreram por doenças respiratórias cerca de 14 mil portugueses.
Estima-se que em 2020 as doenças respiratórias sejam responsáveis por cerca de 12 milhões de mortes anuais, atribuindo-se à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica mais de três milhões de óbitos. A DPOC é uma das doenças respiratórias mais comuns e que afecta cerca de 14% da população portuguesa com mais de 45 anos.