Natalidade

Hospitais públicos registam nova queda de nascimentos

Os hospitais públicos registaram menos 866 nascimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Durante os últimos anos tem havido uma quebra entre 20 a 30%.

Até Março foram realizados 15.179 partos nas maternidades dos hospitais públicos, menos 866 do que no mesmo período do ano passado. Considerando ainda que nos últimos três anos houve uma quebra entre 20% a 30%, conta o jornal i.

Júlio Bilhota Xavier, presidente da Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente considera “imprescindível” as maternidades com menos de 1.500 partos terem formação obrigatória para colmatar a falta de trabalho.

Houve uma redução de nascimentos em média de 5%, o que revela que a baixa natalidade prossegue com o mesmo ritmo dos últimos anos.

Bilhota Xavier lembra ainda que nos últimos três anos foram seguidas algumas propostas do ministro da Saúde, Paulo Macedo, mas lamenta o facto de terem havido mais “medidas soltas” do que uma reforma à altura da qualidade da saúde materno-infantil no país.

Caso a formação ajude a diminuir as consequências da quebra de natalidade, o especialista considera ainda “urgente” restringir as unidades com capacidade para receber crianças prematuras.

 

Fonte: 
iOnline
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock