Hospitais de Coimbra criam software de ADN
Uma plataforma que visa um melhor acesso à informação genética dos doentes será criada pelo centro hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) e pela startup Coimbra Genomics.
A startup Coimbra Genomics foi criada em 2013 com o objectivo de desenvolver uma plataforma que arquiva e disponibiliza a genética dos doentes, agora com o apoio do CHUC a startup terá a participação dos médicos dos hospitais universitários no desenvolvimento desta plataforma.
“Dentro de um ano e meio deveremos ter uma versão beta da plataforma concluída”, explica o CEO da Coimbra Genomics, Nuno Arantes e Oliveira. A versão final da plataforma só deve ficar concluída entre 2016 e 2017.
“É importante garantir a participação dos médicos, uma vez que são eles os principais utilizadores desta plataforma. Com a participação dos médicos será possível saber qual a informação (do ADN do paciente) que deverá estar disponível e os moldes em que será disponibilizada essa informação”, acrescenta o CEO.
Nuno Arantes e Oliveira explica que esta é uma plataforma que tem como objectivo chegar ao mercado global com a distribuição de uma ferramenta que permite conhecer as características genéticas de cada pessoa.