Hálito pode denunciar cancro do pulmão
O hálito pode dizer muito sobre uma pessoa. Pode ser indicador de problemas bucais ou outros, pode denunciar o consumo de um ou outro alimento e, de acordo com um grupo de investigadores da Universidade da Letónia, pode ainda ser usado como teste de diagnóstico para um dos tumores que mais mata em todo o mundo: o do pulmão.
Dizem os especialistas, que a recolha de amostras do hálito de pessoas em risco de sofrer da doença pode ser uma forma rápida e não invasiva de diagnosticar o problema. Investigações anteriores já tinham confirmado que há animais capazes de detectar a presença de doenças através do hálito.
O que os cientistas têm tentado fazer é replicar esta capacidade, traduzindo-a numa espécie de ‘nariz electrónico, com a capacidade de detectar a presença de compostos voláteis orgânicos presentes no bafo. Embora ainda não tenha sido possível identificar quais destes compostos estão ligados especificamente a uma doença, o que este estudo comprova é que é possível diferenciar entre o cancro do pulmão e outras doenças respiratórias.