Glaucoma

É uma doença dos olhos causada pelo aumento gradual da tensão ocular. Lesa a visão e pode mesmo causar cegueira.
Existem essencialmente quatro tipos de glaucoma. O crónico – também conhecido como glaucoma de ângulo aberto – é o mais comum, principalmente depois dos trinta e cinco anos. Neste, a pressão vai aumentando progressivamente, sendo que, na maioria dos casos, o glaucoma é assintomático. Não obstante, pode registar-se uma perda de visão periférica gradual, visão nublada, dores de cabeça ou percepção de auréolas coloridas em torno das luzes.
No glaucoma agudo – denominado de ângulo fechado – a pressão intra-ocular aumenta de forma repentina. Dores severas na face e nos olhos, náuseas, vómitos, visão turva com percepção de auréolas em torno de luzes, perda de visão, pupila fixa sem reacção e vermelhidão nos olhos são alguns sintomas.
Já o glaucoma secundário pode ser provocado por uma infecção, inflamação, patologia ocular, assim como pelo uso de alguns medicamentos, como os corticosteróides.
O glaucoma congénito, normalmente hereditário, é causado por defeitos no desenvolvimento dos canais oculares. Este é um tipo de situação em que é necessária uma intervenção cirúrgica.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.