Flatulência

A flatulência é uma acumulação de gases no intestino (constituídos por várias substâncias, algumas das quais são responsáveis pelo seu mau odor) que se forma quando o organismo utiliza os alimentos para obtenção de energia. Provoca espasmos dolorosos e distensão abdominal.
Pode surgir quando se engole demasiado ar ao comer ou quando se ingerem bebidas gaseificadas, por exemplo. Por isso as pessoas ansiosas que comem demasiado depressa ou que consomem esse tipo de bebidas poderem ser mais propensas a esta indisposição.
É uma situação comum em quase toda a gente, embora certas pessoas possam sofrer muito mais com isso do que outras. As pessoas com deficiência das enzimas que fragmentam certos açúcares têm tendência para produzir grandes quantidades de gás quando ingerem alimentos que contêm esses açúcares. A deficiência de lactase, a diarreia tropical e a insuficiência pancreática também levam à produção de grandes quantidades de gás.
Também alguns alimentos são responsáveis pela produção de gás, devido à acção de bactérias intestinais sobre estes. São exemplo, os alimentos ricos em fibras (frutas, feijões, ervilhas); frutose (uvas, peras, cebolas, espargos, trigo). Também couves, brócolos, couve-flor, assim como os adoçantes à base de sorbitol têm o mesmo efeito.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.