Fibroma
Um fibroma é um tumor não canceroso, composto por tecido muscular e fibroso, que se forma na parede uterina. Os fibromas aparecem pelo menos em 20 por cento das mulheres com mais de 35 anos e são mais frequentes entre as mulheres de raça negra do que entre as de raça branca. O tamanho dos fibromas varia entre microscópico e grande como um melão. A sua causa é desconhecida, mas parecem depender dos níveis de estrogénios e, em geral, crescem durante a gravidez e reduzem-se após a menopausa.
Mesmo que os fibromas sejam grandes, é possível que não provoquem qualquer sintoma. Os sintomas dependem do seu número, tamanho e localização no útero, bem como do seu estado (ou seja, se estão a crescer ou se estão a converter-se em malignos). Os sintomas podem ser hemorragias menstruais intensas ou prolongadas, embora, com menos frequência, estas hemorragias possam aparecer entre as menstruações. Também podem causar dor, pressão ou sensação de peso na zona pélvica durante a menstruação ou entre os períodos, necessidade de urinar com maior frequência, inchaço do abdómen e, em muito poucos casos, infertilidade por obstrução das trompas de Falópio ou por distorção da cavidade uterina.
É aconselhável que as mulheres a quem foi diagnosticado o fibroma sejam vigiadas e examinadas de ano a ano ou mesmo de seis em seis meses.