Previsões do IPMA

Está de chuva mas os ultravioletas estão perigosos em quase todo o país

Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo lembra que não é preciso estar sol ou calor para os raios ultravioletas serem perigosos. Ainda não estamos no Verão e já os níveis são muito altos.

O risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é esta segunda-feira muito alto em 12 localidades do país: Beja, Évora, Faro, Funchal, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Setúbal, Sines, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda sob risco alto de exposição aos UV Bragança, Braga, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.

Aconselha-se, por isso, a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, vestuário que cubra o decote e os ombros, guarda-sol e protector solar de índice elevado. Deve também evitar-se a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

“Considera-se que são muito elevados 7, 8 e 9; níveis extremos: 10 e 11. Portanto, estamos debaixo de índices ultravioleta mesmo fora do Verão, em pleno Maio e Junho”, explicou o secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) à RR.

Osvaldo Correia aconselha quem faz desporto ou trabalha ao ar livre para tomar as devidas medidas de precaução e evite as horas mais perigosas: entre as 11h00 e as 17h00. O especialista sublinha ainda que o nível de perigosidade dos raios ultravioleta não está directamente relacionado com o calor.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões do litoral, tornando-se moderada a partir do meio da manhã e estendendo-se gradualmente ao interior.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do início da tarde, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas e descida acentuada da temperatura máxima.

Nas regiões sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior e no Algarve, períodos de chuva fraca ou chuvisco a partir do final da manhã nas regiões do litoral oeste, estendendo-se gradualmente ao interior.

As temperaturas máximas devem chegar aos 19 graus em Lisboa, aos 20 em Castelo Branco, aos 21 em Évora, Funchal e Faro, aos 22 em Beja, aos 15 no Porto e Vila Real, Vila Real e Viseu e aos 16 em Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo e Guarda.

 

Fonte: 
RR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.