Esquizofrenia

A Esquizofrenia é uma doença psiquiátrica e é provavelmente a mais angustiante e incapacitante de todas elas. A esquizofrenia é muitas vezes descrita de forma incorrecta como "desdobramento de personalidade". Isto pode constituir a tradução literal mas a esquizofrenia é na realidade uma doença do cérebro, que afecta de forma grave a forma de pensar da pessoa, a vida emocional e o comportamento em geral.
As pessoas com esquizofrenia sofrem de sintomas psicóticos. Entre estes, contam-se as alucinações (observar as coisas de forma diferente), delírios (crenças de natureza bizarra ou paranóide que não são verdadeiras), alterações do pensamento ou medo.
Os delírios, visões e as alucinações constituem os sintomas psicóticos ou positivos. Os "sintomas negativos" também surgem ao fim de algum tempo: as pessoas ficam ausentes, mostram muito pouca iniciativa e têm uma vida emocional embotada. Muitas vezes, as pessoas com esquizofrenia sofrem de isolamento social, ou seja torna-se difícil estabelecer contacto com outras pessoas e têm dificuldades em funcionarem sob stress. As alterações do pensamento são também comuns com consequências como resultados escolares medíocres ou problemas profissionais.
Uma importante característica reside no facto de as pessoas com esquizofrenia não terem qualquer ideia de que estão a sofrer da doença. Perdem contacto com a realidade.
Os primeiros sinais da esquizofrenia aparecem tipicamente na adolescência ou no início da idade adulta. Os efeitos da doença são confusos e muitas vezes chocantes para as famílias e amigos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.