Esofagite de refluxo

Em circunstâncias normais, o conteúdo ácido gástrico não sai para o esófago devido ao esfíncter na parte inferior do esófago (cardia) constituir uma valva sem retorno. Quando a competência do cardia está comprometida, isto é, quando a valva deixa de exercer o seu efeito pode haver o retorno do conteúdo gástrico para o esófago, comprometendo a integridade da mucosa esofágica.

A disfagia, dificuldade de deglutição, é uma situação que pode estar relacionada com afeções esofágicas como a esofagite de refluxo em que a cicatrização das lesões esofágicas provoca estenose do esófago que dificulta a deglutição. Considerando que este sintoma pode estar relacionado com doença grave como o cancro esofágico, o doente deve ser dirigido ao médico, se a apresentar. A disfagia acompanhada de pirose pode ser melhorada com a toma de antiácidos e com o tratamento específico da esofagite de refluxo.

Sendo que a disfagia também pode estar relacionada com maus hábitos alimentares, se for este o caso, o doente deve ser ensinado a deglutir, o que pode passar por rodar a cabeça para um dos lados.

Para a esofagite de refluxo podem contribuir diversos fatores que reduzem o tónus do esfíncter permitindo a saída do conteúdo gástrico, são exemplos de alimentos e outros fatores que predispõem para a esofagite de refluxo:

  • Alguns alimentos como o chocolate e bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Alguns medicamentos;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Anomalias anatómicas.

Sintomas
O refluxo gastroesofágico é uma situação que, sendo crónica pode originar complicações como lesões permanentes do esófago. A tabela 1 resume os principais sintomas face às caraterísticas do doente e respetivos significados.

Assim, é necessário que o farmacêutico seja capaz de analisar os sintomas apresentados pelo doente para poder tomar uma decisão consciente e adequada, sem menosprezar a necessidade de referenciar o doente ao médico quando for necessário.

Tabela 1 – Sintomas principais da indigestão e seu significado possível

Prof. Doutora Maria Augusta Soares

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.