Escorbuto
Doença causada pela carência da Vitamina C (ácido ascórbico). Caracteriza-se por debilidade, anemia, gengivite – que pode mesmo resultar na perda total dos dentes – e hemorragias da pele.
Nas crianças, afecta o crescimento dos ossos, sendo que quando ocorre entre os seis meses e o primeiro ano de idade os sintomas são irritabilidade, diminuição do apetite, incapacidade para aumentar de peso e dor ao realizar movimentos. O ácido ascórbico encontra-se em alimentos como citrinos, tomate, morango, espinafres, brócolos, batatas, rim, repolho e pimentos verdes.
Fumadores, praticantes de exercício físico intenso, grávidas, mulheres em amamentação e o período de infância são situações de necessidade adicional de vitamina C.
Até ao século XVIII, a ocorrência de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas. A partir de 1795 passou a distribuir-se regularmente sumo de lima entre os marinheiros da tripulação britânica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que a lima, como, por exemplo, as laranjas, limões e outras frutas cítricas, pelo que a incidência de escorbuto diminui.