É pequeno o risco de epidemia de dengue durante o Mundial
Segundo investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o risco de uma epidemia de dengue durante o Mundial2014 nas cidades-sedes de jogos é pequeno.
O Ministério da Saúde do Brasil define como alto risco de epidemia quando são previstos mais de 300 casos em cada 100 mil habitantes. Entre as 12 cidades-sedes dos jogos, três registaram essa possibilidade: Recife, Fortaleza e Natal, com probabilidades de 19%, 46% e 48%, respectivamente, de isso ocorrer.
“Esse artigo foi inicialmente pensado em resposta a um certo alarmismo da imprensa internacional sobre o risco aumentado de dengue. Resolvemos utilizar os modelos que desenvolvemos anteriormente para avaliar esse risco”, afirmou a pesquisadora Marília Carvalho, citada pela Fiocruz.
Na cidade de São Paulo, o número de casos de dengue Janeiro e Maio triplicou este ano, em relação ao registado no mesmo período de 2013. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram 6.005 casos da doença nos primeiros cinco meses do ano, ante 1.794 no ano anterior. O estudo, realizado entre Fevereiro e Abril deste ano, foi publicado na revista científica inglesa The Lancet.