Segundo estudo

Dieta altamente proteica é tão arriscada quanto fumar

Uma dieta altamente proteica pode ser tão perigosa quanto fumar 20 cigarros por dia, segundo um novo estudo publicado por investigadores da Universidade da Califórnia do Sul.

No trabalho, publicado na revista Cell Metabolism, os investigadores verificaram que aqueles que consomem elevados níveis de proteína de origem animal, tal como carne, leite e queijo, durante a idade adulta, têm um risco elevado de sofrer de cancro, quando comparado com aqueles que têm um regime menos proteico. A taxa de mortalidade é equivalente aos fumadores, segundo os cientistas.

O estudo teve como base 6.318 adultos com mais de 50 anos e foi conduzido ao longo de duas décadas. Verificou-se que aqueles que consumiam uma dieta rica à base de proteínas animais, definido como mais de 20% das calorias diárias, eram 74% mais propensos a morrer prematuramente do que aqueles que ingeriam menos proteínas animais.

Uma dieta altamente proteica constitui um risco elevado para quem tem mais de 50 anos. Contudo, verificou-se que o mesmo não se observa acima dos 65 anos.

DD

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock