Dia Mundial da Perturbação Bipolar é assinalado este ano pela primeira vez
Em Portugal, a Associação de Doentes Depressivos e Bipolares anunciou que vai promover acções em Lisboa, Porto e Coimbra. Tendo como lema “Força para Hoje, Esperança no Amanhã” o Dia Mundial da Perturbação Bipolar está a ser promovido e coordenado a nível global pela Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), International Bipolar Foundation (IBPF) e International Society for Bipolar Disorders (ISBD). O objectivo central é o de sensibilizar e informar a população sobre as perturbações bipolares e contribuir para eliminar o estigma social associado a esta doença.
O presidente recém-eleito da ISBD, Manuel Sanchez de Carmona, considera que o Dia Mundial da Perturbação Bipolar (World Bipolar Day - WBD) "é uma excelente oportunidade para nós (membros da ISBD) chegarmos aos doentes, famílias e grupos de apoio e convidá-los a trabalhar connosco neste projecto global, para sensibilizar e consciencializar as pessoas sobre a perturbação bipolar. O WBD é uma plataforma para pensarmos globalmente e agirmos localmente."
Entre as actividades organizadas pela Associação de Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB) para assinalar o Dia Mundial da Perturbação Bipolar, está a realização de um colóquio, em Lisboa, no Anfiteatro da Escola de Saúde da Cruz Vermelha. A iniciativa, com início às 11h30, terá lugar no dia 29 de Março e conta com intervenções de Renata Frazão, psicóloga clínica da ADEB, Maria João Neves, artista plástica, Delfim Oliveira, presidente da Direção da ADEB, e José Manuel Jara, psiquiatra e presidente da Assembleia Geral da ADEB.