Dia Mundial da Incontinência Urinária assinalado com acções de sensibilização
Entre outras iniciativas, em todas as unidades de saúde da rede CUF, será possível responder a um questionário para avaliar a probabilidade de sofrer de incontinência urinária.
A perda involuntária de urina é uma perturbação da fase de armazenamento do funcionamento da bexiga, podendo estar na origem de diversos problemas. Esta doença é mais frequente nas mulheres do que nos homens. Entre outras causas, esta doença está intimamente associada ao avanço da idade, à gravidez, ao parto, à menopausa e ao prolapso uro-genital (relaxamento da vagina com descida do útero e/ou da bexiga).
Estima-se que a incontinência urinária afecte cerca de 30% das mulheres. Nos homens, a presença da próstata e a ancoragem da bexiga na bacia são condições determinantes para evitar este tipo de problemas.
Esta iniciativa é realizada, em simultâneo, em todas as unidades Saúde CUF com o apoio várias especialidades médicas, entre elas, a Medicina Física e Reabilitação, Urologia e Ginecologia.
As unidades Saúde CUF dispõem de unidades de urologia, uroginecologia e ginecologia com equipas de especialistas reconhecidos e com experiência que disponibilizam serviços nas áreas de consultas, exames, tratamentos (litotrícia) e cirurgias.
Para mais informações consulte www.saudecuf.pt