Conferência

Desejo sexual em falta nos homens cresce nas mulheres

A falta de desejo sexual é um problema crescente nos homens portugueses. De acordo com o urologista Nuno Monteiro Pereira, a tendência é inversa nas mulheres, mas a percentagem de afectadas pelo problema é, ainda assim, maior face ao sexo masculino.

Ainda que o problema das ejaculações precoce seja mais divulgado, é menos expressivo do que a falta de desejo. Segundo um estudo do mesmo responsável, realizado em 2005, a falta de desejo afectava na altura 15% dos homens portugueses e é um problema crescente. “Todas as semanas recebo casos no consultório, muitas vezes empurrados pelas mulheres”, afirmou à mesma publicação.

As causas são difíceis de apontar sem uma análise ao sujeito mas o stress, medicação como antidepressivos, receio de compromisso ou a emancipação da mulher pode estar a contribuir para homens mais inseguros.

No que toca às mulheres, estima-se que a falta de desejo afecte cerca de 30% mas, ao contrário dos homens, há sinais de diminuição.

“Pensa-se que as razões serão culturais, em que os homens parecem estar a reagir pior e a haver uma inversão de papéis. Mas há indícios a nível internacional de uma baixa hormonal nos homens, que pode até vir a ter impacto a nível de fertilidade”, sustentou Nuno Monteiro Pereira.

 

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock