Descoberto um novo ligamento no joelho
Segundo eles, este ligamento tem um papel fundamental na recuperação dos pacientes com ruturas do ligamento cruzado anterior, que é uma lesão comum entre os atletas. Os médicos dizem que esta descoberta pode revolucionar o tratamento e a recuperação das rupturas de ligamentos.
Para os desportistas profissionais, uma ruptura no ligamento cruzado anterior pode implicar o fim da carreira. Mesmo depois de cirurgia e longas reabilitações, não há garantias de recuperação. Mas o especialista Johan Bellemans acreditou sempre que era possível fazer melhor.
“Quando alguém rompe o ligamento cruzado anterior e é sujeito a cirurgia, sabemos que 10 a 20% dos pacientes continuarão a ter uma qualquer deficiência. Isso não faz sentido, porque reparámos a lesão. E portanto achámos que tinha de haver outra estrutura lesionada e que continuava por reparar”, explica o professor universitário John Bellemans.
Agora, Bellemans e o colega Steven Claes, da Universidade de Lovaina, dizem ter identificado essa estrutura, examinando em detalhe os joelhos de mais de quarenta dadores.
É uma faixa fibrosa até agora desconhecida, que fica entre os quatro ligamentos que ligam o fémur e a tíbia. Chamaram-lhe ligamento ântero-lateral, e afirmam que entender o seu funcionamento pode alterar radicalmente o tratamento das lesões nos ligamentos do joelho. Enquanto o ligamento cruzado anterior fica dentro do joelho, o ligamento ântero-lateral fica do lado de fora.
Enquanto o ligamento cruzado anterior controla a estabilidade da frente para trás, este ligamento controla a rotação do joelho. O que nós descobrimos foi que em várias lesões do ligamento cruzado anterior ambos os ligamentos pareciam afectados. É de esperar alguma falta de firmeza e instabilidade, sobretudo na rotação, se só operarmos uma das lesões.
Os atletas sofrem lesões nos ligamentos do joelho quando mudam de direcção ou travam bruscamente. Há rupturas ligeiras, outras mais graves, e alguns rompimentos podem mesmo trazer consequências duradouras. Claes acredita que este ligamento recém-descoberto pode ter um papel importante na prevenção de rotações abusivas do joelho. Todavia, alguns especialistas como Marc Martens, cirurgião de renome do mundo do futebol, acreditam que a descoberta não deixa de ser interessante, mas que a sua importância está a ser largamente exagerada.
“Há mais do que o ligamento ântero-lateral, há mais do que esta faixa fibrosa. É preciso saber que há mais que isso. Todas estas estruturas laterais - incluindo o ligamento ântero-lateral - estão lesionadas e distendidas”, refere Marc Martens, Cirurgião acreditado pela FIFA.
Claes e Bellemans publicaram a sua investigação no “Journal Of Anatomy”. Dizem que, apesar das técnicas cirúrgicas mais avançadas, quase metade dos atletas não consegue voltar a ter o mesmo desempenho que tinha antes da lesão.
Eles estão convencidos de que o ligamento ântero-lateral é a chave para melhorar as recuperações e prolongar as carreiras de atletas em todo o mundo.