Investigação Chinesa

Descoberta promissora contra cancro de pele

Investigadores de Hong Kong, Macau e Taiwan obtiveram resultados promissores com um composto químico para tratar o cancro de pele.

Uma equipa formada por investigadores da Universidade Baptista de Hong Kong, da Universidade de Macau e da Universidade Médica de Kaoshiung (Taiwan) descobriram, em experiências laboratoriais, que injecções de ródio -- elemento químico pertencente à classe dos metais -- podem inibir o desenvolvimento de cancro de pele, releva o portal Notícias ao Minuto.

Os cientistas reivindicam terem sido os primeiros a descobrir e a provar a função do composto metálico no tratamento de cancro de pele.

Cinco ratos com melanoma -- um dos tipos mais agressivos e perigosos de cancro de pele -- foram tratados com uma injecção do composto químico metálico quatro vezes por semana durante 35 dias no ano passado.

A experiência levou os investigadores a concluírem que o composto podia bloquear a actividade de uma proteína designada de STAT3, a qual desempenha um papel importante no desenvolvimento de vários cancros, incluindo o de pele, explicou Ma Dik-lung, professor assistente do Departamento de Química da Universidade Baptista de Hong Kong.

Quando comparados com os do grupo de controlo que tinham cancro mas não receberam tratamento, os ratos que foram injectados com ródio (III) registaram um significativo abrandamento no crescimento do tumor. No final dos 35 dias de experiências, os tumores tratados eram, em média, 60% mais leves e menores do que os do grupo de controlo.

"Se pudermos aplicar o composto num protector solar, talvez possamos ser capazes de fazer produtos cosméticos para prevenir o cancro de pele não apenas bloqueando os raios ultravioleta, mas também parando a dimerização da STAT3", complementou o investigador Wang Hui-min, de Taiwan. A dimerização é um processo através do qual duas moléculas simples se fundem para formar um composto.

 

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock