Pelas suas práticas inovadoras

ColorADD® distinguido pelo Zero Project

Projecto com a chancela das Nações Unidas procura promover um mundo sem barreiras e elegeu o código para daltónicos como exemplar.

O ColorADD® – código de identificação de cores criado pelo designer português Miguel Neiva – acaba de ser distinguido pelo Zero Project, uma rede mundial com a chancela das Nações Unidas que o colocou na sua lista anual de práticas inovadoras na área da acessibilidade, onde se incluem outros 53 projectos oriundos de trinta países.

No diploma entregue ao projecto português, o Zero Project descreve que o ColorADD é “exemplar no que concerne à inovação, ao impacto e à possibilidade de crescimento e da obtenção de sucesso a longo termo”, salientando que o código de Miguel Neiva “providencia, de uma forma notável, uma solução prática para melhorar a acessibilidade a pessoas com deficiência”.

O ColorADD® é um código universal de identificação de cores, pensado para incluir as pessoas que sofrem de daltonismo, patologia que afecta cerca de 350 milhões em todo o mundo e 10% de toda a população masculina, e que pode levar a sérios problemas de integração social. “Começou como um projecto pessoal e tomou proporções inimagináveis: o ColorADD® conta já com aplicações tão distintas como materiais escolares, indicações de linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupas ou rotulagem de medicamentos”, explica o seu criador, o designer Miguel Neiva.

O Zero Project é uma rede mundial lançada pela Essl Foundation e gerida em parceria com o World Future Council e o European Foundation Centre. A sua missão passa por trabalhar por um mundo sem barreiras para pessoas com deficiência, seleccionando práticas e políticas inovadoras e comunicando-as a decisores e líderes de opinião de todo o mundo. Cabe ainda a este projecto a busca de ferramentas e indicadores sociais que permitam avaliar a implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

Sobre o ColorADD®

O projecto ColorADD®, criado pelo designer português Miguel Neiva, é um sistema inovador que permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto. O inovador sistema de códigos de identificação de cores distingue-se pela sua fácil e imediata apreensão. ColorADD® é uma marca registada e de aplicação universal.

Missão e valores ColorADD®

Este projecto tem como principal objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas daltónicas, oferecendo-lhes condições para que possam, com independência, segurança e tranquilidade, realizar as tarefas diárias nas quais a cor seja factor determinante. De entre a população mundial, estima-se que cerca de 10% dos homens sejam daltónicos.

Pretende-se que este sistema seja implementado nos mais variados sectores de actividade a nível nacional e internacional. Para além da adopção por parte das entidades, há a ambição de que este código seja o ponto de partida para a investigação, contribuindo para a inovação de conceitos e tornando a sociedade mais inclusiva. Na base do desenvolvimento deste projecto estão valores essenciais como a universalidade, a transversalidade e a inclusão.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.